International Consortium of Critical Theory Programs | Directory of Programs, Centers, and Projects

Nucleus for Studies in Social Theory and Latin America / O Núcleo de Estudo de Teoria Social e América Latina

Institute of Social and Political Studies (IESP)

O Núcleo de Estudo de Teoria Social e América Latina (NETSAL) é um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que desenvolve atividades em duas áreas de pesquisa: Teoria Social e América Latina. A primeira é dedicada à Teoria Sociológica e Social, discutindo os temas: teoria da subjetividade coletiva, modernidade global, teoria crítica e teoria das ações coletivas e dos movimentos sociais. Já a área de América Latina surge como referência empírica central, sustentando grande parte das discussões desenvolvidas tanto em Teoria Social, como dialogando com outros campos da sociologia relacionados à política, história e vertentes críticas dos estudos latino-americanos.

Os resultados dessas linhas de análise estão em dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito do NETSAL, bem como nos projetos de pesquisa individuais e coletivos, em publicações dos membros do grupo e, em particular, na confluência dos trabalhos dos seus coordenadores, Breno Bringel e José Maurício Domingues.

Criado em 2005, o núcleo está dinamizado desde 2013 em quatro subgrupos (Teoria Social, Sociologia Latino-americana, Movimentos Sociais e Brasil contemporâneo), que se reúnem periodicamente para dicustir o desenvolvimento das pesquisas e das atividades de extensão. Ainda no âmbito do NETSAL são realizadas reuniões gerais, palestras abertas, cursos de extensão, seminários nacionais e internacionais e um seminário interno anual. Os conteúdos desses encontros são reportados pelos dossiês NETSAL, publicados anualmente, e nos Cadernos de Trabalho NETSAL.

Contact Information
Breno Bringel, Professor
José Mauricio Domingues, Professor

Institute of Social and Political Studies (IESP)
Rua da Matriz 82, Botafogo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil
http://netsal.iesp.uerj.br/
netsal@iesp.uerj.br
+55 (21) 2266-8300

Region
Latin America & Caribbean
South America

Year Established
2005

Fellowships and Potential Scholarly Affiliations